terça-feira, 22 de junho de 2010

DESCASO COM A EDUCAÇÃO EM GOIÂNIA: O que diria Paulo Freire?


“Está errada a educação que não reconhece a justa raiva, na raiva que protesta contra as injustiças, contra a deslealdade, contra o desamor, contra a exploração e a violência um papel altamente formador”.



“Como posso continuar falando em meu respeito ao educando se o testemunho que a ele dou é o de quem não se prepara ou se organiza para a sua prática, o de quem não luta por seus direitos e não protesta contra as injustiças”.



“A minha resposta à ofensa à educação é a luta política consciente, crítica e organizada contra os ofensores. Aceito até abandoná-la, cansado, à procura de melhores dias. O que não é possível é, ficando nela, aviltá-la com desdém de mim mesmo e dos educandos”.

“Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmamos. Uma das questões centrais com que temos de lidar é a promoção de posturas rebeldes em posturas revolucionárias que nos engajam no processo radical de transformação do mundo”.



“Continuo bem aberto à advertência de Marx, a da necessária radicalidade que me faz sempre desperto a tudo o que diz respeito à defesa dos interesses humanos”.



“O que temi, nos diferentes momentos de minha vida, foi da margem, por gestos ou palavrões, a ser considerado um oportunista, um ‘realista’, ‘um homem de pé no chão’, ou um desses ‘equilibristas’ que se acham sempre em ‘cima do muro’
 à espera de saber qual a onda que se fará poder”.



“Quando falo em educação como intervenção me refiro tanto à que espira a mudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, à terra, à educação, à saúde, quanto a que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a História e manter a ordem injusta”.

“Que dizer da professora que, de esquerda ontem defendia a formação da classe trabalhadora e que, pragmática hoje, se satisfaz, curvada ao fatalismo neoliberal, com o puro treinamento do operário, insistindo, porém, que é progressista”.



“Não junto minha voz à dos que, falando em paz, pedem aos oprimidos, aos esfarrapados do mundo, a sua resignação. Minha voz tem outra semântica, tem outra musica. Falo da resistência, da indignação, da justa ira dos traídos e enganados. Do seu direito e do seu dever de rebelar-se contra as transgressões éticas de que são vítimas cada vez mais sofridas.”



“Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.”
Pedagogia da Autonomia,  Paulo Freire

VISITE O BLOG: 



FAÇA PARTE DESSA LUTA PELA  VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

22 comentários:

joão victor borges disse...

"O que temi, nos diferentes momentos de minha vida, foi da margem, por gestos ou palavrões, a ser considerado um oportunista, um ‘realista’, ‘um homem de pé no chão’, ou um desses ‘equilibristas’ que se acham sempre em ‘cima do muro’
à espera de saber qual a onda que se fará poder."

Essa é genial! Gostei muito.

http://anpulheta.blogspot.com

Ms. Molly Bloom disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marilia disse...

cara, odeio política. curti o blog :)

Inez disse...

Dizer que se odeia a política é o primeiro passo para que qualquer governante se dê o direito da prática da corrupção deixando de fornecer saúde, educação, e tudo aquilo que pagamos para receber e não temos.
Não concordo com tudo que Paulo Freire escreveu neste poema, mas em grande parte ele tem razão.

Joice disse...

eh tem razao, politicos a maioria nao se preocupa realmente com o bem estar da populacao, quando chegam la so querem ficar ricos. Nao se importam com sistema educacional nada disso, politica e corrupcao...

Alexandre Terra disse...

paulo freire é o cara, estudei mt ele na fauculdade!

KALLOURO disse...

adeio politica por min nao extia
mas gostei do formato do blog

Daniel Silva disse...

o Brasil tem muita coisa errada.. acho que a maioria das classes trabalhadoras não são respeitadas.. vejo pelo meu caso, sou jornalista e o piso pra nossa profissão é uma vergonha!

Caa Bispo disse...

nao curto muito politica, mas eu adoro seu blog. :*
www.almostagoodgirl.blogspot.com

Verdelone disse...

Resumindo o que o Paulo Freire sempre quis dizer: O Aluno tem sempre razão
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Dale disse...

Gostei do seu blog, com prazer serei sua seguidora:-)Sou professora de Educação Física:-)
Dale
http://estilosasladies.blogspot.com/

♫ Angélica ♥ Kawai ♪ disse...

Tambem odeio politica.. mas tenho esperança nas pessoas e no futuro.

juscelino.jqf@hotmail.com disse...

è triste saber que em nosso país homens como paulo freire não chegam a 5%.

Jeh Pagliai disse...

Sinceramente não gosto nada de política, mas mesmo assim tento me "informar" sobre o assunto...

Gostei do post, mtoo interessante!

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Net Esportes disse...

o poeme de cima não achei onde comentava .... está excelente

Francorebel disse...

Paulo Freire estaria horrorizado.

Honestino Afonso Xavier disse...

Deus sempre nos tém buscado para junto dele e deixou escrito, não quer que nenhuma alma se perca.

Quando você diz - não posso resolver!
Deus diz - eu dirijo os teus passos!

Quando você diz - é impossível!
Deus diz - tudo é possível!

Quando você diz - me sinto só!
Deus diz- não te deixarei nem te desamparei!

Quando você diz - eu não posso fazer!
Deus diz - tudo podes!

Quando você diz - não mereço perdão!
Deus diz - eu te perdôo!

Quando você diz - tenho medo!
Deus diz - não temas eu sou contigo!

Quando você diz- estou muito cansado!
Deus diz- eu te farei descansar!

Quando você diz - ninguém me ama de verdade!
Deus diz - eu te Amo!

Quando você diz - não sei como seguir!
Deus diz - eu te ensinarei o caminho!

E quando perguntares - que caminho me conduz a Deus?
Deus diz - meu filho Amado Jesus Cristo!


Jesus te Ama e te chama,agora depende de você responder, e se entregar somente a ele!!!

Pig disse...

gostei muito da materia
DESCASO COM A EDUCAÇÃO EM GOIÂNIA: O que diria Paulo Freire?

seu blog ta muito bem montado....

Ítalo Richard disse...

Paulo Freire era fantástico devemos muito a ele e a seus metódos educativos. Talvez não se veja mais alguém desse gabarito para revolucionar a educação do nosso país.

abraço,
www.todososouvidos.blogspot.com

Vc curte rock? disse...

O descaso com a educação não é uma exclusividade de goiania.

Aqui na minha cidade também tá uma merda!!! Pronto falei!

jaka disse...

A educação vai bem, aqueles que pagaram escolas particulares a vida toda entram em faculdades publicas, e aqueles que estudaram em escolas publicas a vida toda, entram em faculdades particulares. ou seja, no final os dois grupos gastam quase a mesma coisa na educação; A diferença é o nº de pessoas que ficam pelo caminho...

Wander Shirukaya disse...

Não é só em Goiania, minha cara, infelizmente, é geral. A mudança é quase certa que impossivel. É uma pena.